
A importância do planejamento estratégico com foco nos indicadores institucionais monitorados pela Plataforma Nilo Peçanha foi tema de uma palestra voltada para gestores do CPII. A ação foi organizada pela Diretoria de Gestão do Conhecimento/Prodi com o objetivo de subsidiar os trabalhos das comissões temáticas que atuam no desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028.
A palestra, realizada no dia 24 de novembro, foi ministrada por Weber Tavares, professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), com larga a experiência de atuação na gestão de Instuições de Ensino Superior (IES), indicadores de desempenho e profundo conhecimento sobre os indicadores da Plataforma Nilo Peçanha (PNP). Durante a palestra, Weber falou sobre a importância do planejamento estratégico institucional. Ele pontuou que, além de ser uma obrigação legal, o planejamento é uma ferramenta que permite a definição de objetivos, indicadores e metas necessários para monitorar o alcance dos objetivos estratégicos. Nesse contexto, Weber destacou a importânica de o planejamento estratégico institucional estar conectado com os planos nacionais previstos em lei e também com os indicadores utilizados na PNP.
"Foi muito feliz esse momento de dialogar com gestores do CPII sobre um tema que é tão importante para o planejamento institucional. A defesa que a gente fez aqui é de que ter um planejamento institucional, para além de permitir que a instituição se organize, permite que a comunidade participe do processo de construção. Mais do que isso, permite que a comunidade acompanhe não só a construção, mas a execução daquilo que está sendo feito", apontuou Weber.

Segundo Sayonara Brito, diretora de Gestão do Conehcimento, o evento buscou agregar conhecimento ao trabalho desenvolvido pelos membros das comissões do PDI. "O objetivo foi trazer informações que auxiliem especialmente na etapa de formulação dos objetivos estratégicos, indicadores e metas. Foi também uma forma de sensibilizar os dirigentes sobre a importancia do uso de indicadores no monitoramento de ações e projetos", destacou Sayonara.
Seção de Comunicação Social