Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais

A Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais (ISSN 2594-5580) do Departamento Pedagógico de Informática Educativa do Colégio Pedro II busca contribuir com reflexões que ampliem o debate e discussões sobre métodos, modelos e conceitos envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino, cuja temáticas estejam ligadas à utilização e ao desenvolvimento de meios e recursos permeados pelas tecnologias digitais, agregada às práticas pedagógicas ambientadas em diferentes espaços de aprendizagem.


Com o tema “Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia”, a Revista está com submissões abertas para compor o seu volume nº 6.

Nesta temática especial, desejamos compreender como escolas e professores se apropriaram das diversas ferramentas e aparatos tecnológicos durante a pandemia do COVID-19, e se esse legado será aproveitado daqui em diante. Reflexões acerca dos desafios de ensinar e aprender de forma remota no período de pandemia e se a inserção das tecnologias utilizadas permanecem nesse ensino presencial;  sobre o uso de diferentes plataformas digitais, explorando estratégias didáticas diversas e se elas se mantém como recurso auxiliar nas aulas presenciais; acerca do planejamento de atividades e se houve a permanência da inserção das tecnologias ou se foi modificado;  assim como (re)significações do capital tecnológico no período pós-pandêmico.

Tendo por base artigos que dialoguem com a temática em destaque, buscamos apresentar resenhas, ensaios teóricos e relatos de experiências, dentro das seguintes linhas temáticas:

  • Cultura e Sociedade, com enfoque nos temas relacionados a interdisciplinaridade nos processos educacionais mediados pelas tecnologias digitais;
  • Contextos educativos formais e não formais de ensino com utilização de recursos tecnológicos;
  • Educação profissional e tecnológica;
  • Processos de ensino utilizando recursos tecnológicos diversificados; 
  • Ensino Híbrido;
  • Educação inclusiva em tempos de ensino remoto;
  • Educação pautada na sincronicidade e assincronicidade;
  • Educação à distância;
  • Alfabetização e multiletramento digital.

Os textos precisam ser inéditos e se adequarem ao escopo da revista.

Os trabalhos devem ser enviados pelo Sistema Eletrônico de Editoração desta Revista. Todo o processo de submissão, avaliação, edição e acompanhamento é feito através desse sistema. As orientações quanto aos procedimentos de submissão estão disponíveis em  Orientações de Submissão.

O(a) autor(a) deve primeiramente realizar o procedimento de Cadastro de Autores na revista. Na tela de cadastro de autores, deve-se marcar a opção "Autor: Pode submeter à revista". Em seguida, os autores devem submeter seu trabalho.

Prazo para submissões: PRORROGADO até 01 de dezembro de 2022até 27 de maio de 2022.

V.6. Volume temático: Planejamento, Conectividade e Tecnologia: o legado das tecnologias no pós-pandemia

Editores da Revista: 

Profa. Alexandra Camargo Alves, Colégio Pedro II
Prof. Alex de Santana Rodrigues, Colégio Pedro II
Profa. Liliana Cristina Pery de Oliveira, Colégio Pedro II
Profa. Simone Silva Cunha, Colégio Pedro II

Março/2022



Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.