TECNOLOGIAS, ESCUTA E PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Aline Musse Alves Pereira, Liana Pereira Borba dos Santos, Liliana Cristina Pery de Oliveira

Resumo


Neste trabalho apresentamos experiências desenvolvidas no âmbito da Informática Educativa em um Centro de Referência em Educação Infantil da rede pública federal, no contexto de educação remota decorrente da pandemia de COVID 19, no ano letivo de 2020. Considerando a proposta da Educação Infantil, que tem a escuta, o cuidado e a integração entre linguagens como eixos norteadores do trabalho pedagógico, buscamos elaborar propostas que contemplassem o envolvimento e a participação das crianças, a escuta de suas ideias, seus interesses e questionamentos, nas quais elas pudessem interagir com os recursos tecnológicos de forma ativa e não como meras usuárias de jogos ou espectadoras de vídeos.



Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro: Centro de Referência em Educação Infantil, 2017. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/blog/creir/files/2019/03/PPP-CREIR.pdf. Acesso em 23 Set. 2021.

RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos Porto Alegre: Penso, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.