CAPACITAÇÃO ONLINE DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA

Juliana Pereira Câmara

Resumo


A pesquisa apresenta os desdobramentos durante a pandemia da “Covid-2019” enfrentados pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de uma instituição particular no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ninguém estava preparado para a chegada da Pandemia pelo covid-19,que atingiu o mundo em 2020, fazendo o cenário, no qual conhecíamos, das esferas social, política e educacional tornarem o distanciamento social algo como obrigatório, fechando comércio, indústrias, escolas, instituições governamentais e não-governamentais, trazendo a utilização do termo “home-office” através do uso das Tecnologias Digitais como se fosse algo tão normal e  habitual frente à população que muitas vezes, não tinham, ou por falta de familiaridade com a tecnologia , ou por escassez de aparatos e componentes tecnológicos. Diante disso, as escolas tiveram que se adaptar, por meio da modalidade de Ensino Remoto, para que os alunos não perdessem o ano letivo e seus professores pudessem mediar uma educação mesmo sem ser presencial.A interpretação dos dados da pesquisa oriundos dos diálogos no chat, e dos relatos de aula construídos pelos alunos (professores inscritos no curso) demonstrou a viabilidade do  curso online oferecido.  Pretende-se que estes resultados, bem como a proposta, seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso online.


Palavras-chave: Inclusão digital docente. Pandemia. Ensino remoto. Ensino online.


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Referências


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