INCLUSÃO DIGITAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: UMA NECESSIDADE

Luciana Ferreira Cortes, Thiago Fortunato Dos Santos, Mariana Fernandes Fonseca, Patrícia Pimenta Martins

Resumo


Em tempos de pandemia, em que o isolamento social se faz necessário, empoderar nossos docentes em tecnologias digitais com potencial de ensino-aprendizagem é considerado um dos pilares da formação continuada na atualidade. Embora as tecnologias digitais com aplicação no processo de ensino-aprendizagem não sejam uma novidade, tornou-se imperioso ofertar formações em serviço que instrumentalizassem o professor com variadas ferramentas digitais. O presente artigo, submetido ao eixo 1: Desafios do ensino on-line em tempos de pandemia e pós pandemia, visa apresentar ações de formação continuada de professores, cujo objetivo é ofertar metodologias e ferramentas digitais com aplicação no processo de ensino-aprendizagem, em prol da inclusão digital dos docentes da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Dessa forma, serão apresentadas as formações realizadas entre 2020 e 2021, de modo remoto, por meio da plataforma EADEPF, a saber: Ferramentas Digitais para o trabalho remoto: Teams e Google Sala de Aula; Recursos Pedagógicos: Sway, Forms e Kahoot, Rioeduca em Casa e Google Sala de Aula: primeiros passos e Rioeduca em Casa e Google Sala de Aula: Estratégias e Atividades. Estas ações – algumas ainda em andamento – foram promovidas pela Gerência de Formação Continuada do Professor Regente da Escola de Formação Paulo Freire, local responsável pela formação continuada de professores e gestores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Palavras-chave: Educação, Formação Continuada, Professores, Inclusão Digital, Tecnologia.

 


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

LEITE, Cristiane Luiza Köb et al. A aprendizagem colaborativa no ensino virtual. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TC CI167.pdf > Acesso em: 13 de setembro de 2021.

SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf > Acesso em 13 de setembro de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.