Letramento Literário: Uma Possibilidade Interdisciplinar
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CÂNDIDO, Antônio. “A literatura e formação do homem”. In: Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2002.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1991.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. SP: Contexto, 2014.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994.
___________________. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2002.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LAJOLO, Marisa. “Leitura-literatura: mais do que uma rima, menos do que uma solução”. In: ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2005.
LENOIR, Yves. “Didática e Interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável”. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes (org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2011.
MARQUES, Reinaldo. “Literatura comparada e estudos culturais: diálogos interdisciplinares”. In: CARVALHAL, Tania Franco (Org.) Culturas, contextos e discursos: limiares críticos do comparatismo. Porto Alegre: Ed. UFRGS,1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, SP: Cortez; Brasilía, DF: UNESCO, 2000.
____________. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro - RJ: ed. Bertrand Brasil, 2003.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. “Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola”. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SANTOS. V.P. Interdisciplinaridade na sala de aula. Sociedade Educativa. Consciência e compromisso. São Paulo. 2007.
ZAPPONE, M.H.Y. “Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas”. Teoria e Prática da Educação, v. 03, 2007, pp. 47-62.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i1.708
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2525-2879

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.