Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política

João Daniel de Lima Simeão, Francinaide de Lima Silva Nascimento

Resumo


O Ensino Médio no Brasil, segundo sua legislação, especialmente a LDB 9.394 de 1996, preza em configurar a conclusão da Educação Básica, legando aos discentes a formação que os inclua no mundo do Trabalho, sem negligenciar a formação cidadã, crítica e reflexiva. A Sociologia, como componente da Matriz Curricular apresenta-se como um espaço para pensar a sociedade e, assim, permitir o exercício da criticidade e o agir criativo e crítico. Assim sendo, apresenta-se neste espaço um relato de experiência em que se desenvolveu a simulação de um debate político entre candidatos à presidência do Brasil, em turmas da segunda série do Ensino Médio da Escola do Serviço Social da Indústria – SESI, Departamento Regional do Rio Grande do Norte – DR/RN, que nos permitiu visualizar o engajamento dos jovens na elaboração de novas propostas para resolver os desafios e embates da sociedade brasileira hodierna, além da conscientização de como se procede, assim como, da importância da política ativa e partidária no Estado Democrático.

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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