Uma experiência de produção de vídeos de animação de Sociologia: proposta de ensino de Sociologia no século XXI

Henrique Fernandes Alves Neto, Ileizi Fiorelli Silva

Resumo


A partir de 2008, com a obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio, o ensino de Sociologia começa a ganhar espaços e relevância nas universidades. A produção de material didático e o desenvolvimento de metodologias para esta disciplina possui um grande repertório de discussões. A sociedade em rede e a nova ecologia cognitiva, permitem um contato inédito com uma rede sociotécnica de informação descentralizada, pautada em equipamentos eletrônicos de alto processamento de dados, com a instituição escolar organizada para uma sociedade do século XXI. Como observar esse contato e os desafios advindos daí? Este artigo pretende encontrar uma resposta a essa pergunta aplicando os conceitos de figuras do aprender e das relações com os saberes, ambos conceitos de Bernard Charlot, na produção de materiais didáticos audiovisuais de Sociologia. Os vídeos e as imagens são produzidos na estética e lógica de mapas mentais, elaborados a partir da parceria entre discente e docente em um projeto de extensão realizado no Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã, disponibilizado na plataforma Youtube.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com