Currículos em redes no CAP/UERJ

Bruna Navarone Santos

Resumo


Este estudo apresenta reflexões sobre minhas percepções nos espaços escolares no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) enquanto licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Ciências Sociais, observando as interações de alunos, professores e pedagogos entre si e com o pátio, corredores, salas de aula e secretarias. As minhas percepções foram orientadas pelos seguintes objetivos estabelecidos pelo programa da disciplina Didática/Estágio Supervisionado: 1) observar e registrar os aspectos estruturais da escola, seus serviços e recursos humanos disponíveis; 2) observar e registrar as relações interpessoais de estudantes, professores, pedagogos entre si; 3) analisar o projeto político pedagógico da escola, currículo escolar de sociologia, e suas práticas na realização das rotinas da escola e seus projetos escolares. Identifico que na prática destes currículos escolares, professores e pedagogos constroem alternativas de ação para corresponderem as demandas dos estudantes por um processo formativo que valorize suas subjetividades.

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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