O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018

Caroline Souza Castro

Resumo


Este artigo tem como objetivo observar como as questões de gênero se apresentam nos livros didáticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teórico da recontextualização pedagógica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educação emancipatória de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate histórico das questões de gênero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introdução do gênero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensão da intermitente história da Sociologia no Ensino Médio se discute como a inclusão das questões de gênero é apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma análise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que são escolhidos para serem relacionados com a questão de gênero.


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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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