CPII convida a comunidade a conhecer as propostas para o Novo Ensino Médio

 

As Redes de Ensino, escolas privadas e instituições educacionais terão que implementar um Novo Ensino Médio, a partir da Lei 13.415/17, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996.

 

Segundo a Chefe de Seção de Projetos Educacionais da Diretoria de Ensino Fundamental e Médio da Pró- Reitoria de Ensino - Proen , Professora Mônica Pinto, “O Novo Ensino Médio tem como princípios garantir os direitos de aprendizagem de todos os jovens brasileiros, ofertar uma formação mais flexível e diversificada, com carga horária ampliada, desenvolver o protagonismo das juventudes e criar condições para que todos possam viabilizar seus respectivos projetos de vida”.

 

A carga horária mínima a ser ofertada nos cursos diurnos deverá ser inicialmente de 3000 horas. Já a organização curricular será ofertada com uma formação geral básica de até 1800 horas e itinerários formativos (mínimo de 1200 horas) que serão escolhidos pelos estudantes.

 

“O Colégio Pedro II já oferta no Ensino Médio uma carga horária acima de 3000 horas. Porém terá que fazer algumas adequações nas formas de oferta e organização curricular, mantendo-se o padrão de qualidade construído em seus mais de 180 anos de história. Assim, a Pró Reitoria de Ensino instituiu uma câmara técnica e um grupo de trabalho (GT) que vêm atuando na elaboração de propostas, a partir de princípios que orientam nossa comunidade escolar, sempre em busca de uma educação integral de excelência, pública, inclusiva, em acordo com as condições operacionais, organizacionais e de infraestrutura existentes”, declarou a professora Mônica que também coordena o GT. O GT do Novo Ensino Médio conta com a participação de coordenadores gerais dos departamentos e diretores dos campi.

 

No cronograma de trabalho do GT estão a leitura da legislação que trata do assunto, de guias e documentos orientadores disponíveis, publicados pelo MEC, Conselho de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FONCEDE). “Foram feitas várias reuniões do GT do Novo Ensino Médio e de subgrupos de distintas equipes”, destacou Mônica.



Segundo a coordenadora foram elaboradas quatro propostas para a implementação do Novo Ensino Médio no Colégio Pedro II. “Chegou o momento de compartilhar com a comunidade escolar o trabalho feito até aqui, bem como ouvir as dúvidas, comentários, críticas e sugestões de todos”, ressaltou.

 

O CPII irá transmitir, ao  vivo, no canal do CP2 oficial, uma audiência pública no dia 13 de outubro, às 9 horas para apresentação das propostas desenvolvidas para a implementação do Novo Ensino Médio no Colégio Pedro II.  O vídeo  ficará disponível no canal para a comunidade poder assistir no tempo disponível e como um material que irá subsidiar as reflexões e os trabalhos nos fóruns que acontecerão entre os dias 14 de outubro e 11 de novembro.

 

Calendário de atividades:

. 13/10, das 9 às 12 horas: audiência pública para apresentação das propostas;

. 14/10 a 5/11: análise do conteúdo e das propostas apresentadas nos fóruns internos. Preparação dos comentários, críticas e sugestões a serem encaminhados ao GT;

. 8/11 (9 às 12h) e 11/11 (17 às 19h): audiências públicas para que o GT receba da comunidade escolar considerações, críticas e contribuições.

 

Marcos Legais:


• Constituição Federal de 1988. Artigos 205, 206 e 214;

• Plano Nacional de Educação (PNE) 2014. Metas 3 e 6;

Lei 13.415/17 que trata da Reforma do Ensino Médio, alterando a LDB 9394/96 

Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

Referenciais curriculares dos Itinerários - Portaria nº 1.432, de 28/12/2018 


Resolução no. 3 CNE/CEB, de 21/11/2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio


Resolução 4 CNE/CEB, de 17/12/18, que institui a BNCC na etapa do Ensino Médio;


Resolução CNE/CP nº 1, de 05/01/2021, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Profissional e Tecnológica

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:12580  Total Acessos:24480527