CPII abre curso de Francês para pessoas transvestigênere

 

 

 

Estão abertas as inscrições para o curso​ TRANS-former - francês para pessoas transvestigênere, promovido pela Coordenadoria de Extensão. O curso tem como objetivo capacitar pessoas das identificações trans, travesti e transgênero nas habilidades de compreensão e produção oral e escrita em língua francesa, no nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

 

TRANS∙former – francês para pessoas transvestigênere, se soma aos movimentos de formação, reintegração social, de resgate da autoestima e da cidadania de pessoas transvestigênere. Ao se falar dessas pessoas, deve-se observar os problemas sociais que alcançam de forma desproporcional essa parcela da população, especialmente pessoas trans negras, com deficiência e/ou periféricas. Em razão do processo de exclusão familiar, social e escolar, como já mencionado em diversos relatórios e nas pesquisas atualizadas em 2022 pela ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais, estima-se que treze anos de idade seja a média em que travestis e mulheres transexuais sejam expulsas de casa pelos pais e que cerca de 0,02% estão na universidade, 72% não possuem o ensino médio e 56% o ensino fundamental. Essa situação gera grande deficiência na qualificação profissional e acentuada dificuldade de inserção no trabalho formal, o que reforça a exclusão social. Isso resulta em ainda menos acesso a direitos básicos, como a educação. Contribuir para a quebra desse movimento cíclico, não espiralado, é a proposta deste projeto de extensão. Afinal, se a escola é, por definição, uma instância multicultural, seu papel deve ser o de ensejar, para além do pensamento crítico, a liberdade de ação e o exercício da democracia.

 

Com carga horária de 60h, o curso tem como público alvo pessoas transvestigênere (transexuais, travestis, pessoas não binárias e intersexuais), que tenham concluído o Ensino Fundamental II. São oferecidas 30 vagas. As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 13h às 14h20min, no período de 16 de maio a 12 de dezembro de 2022, no Campus Realengo II, localizado a Rua Bernardo de Vasconcelos, nº 941, Realengo – Rio de Janeiro/RJ.

 

As pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 11 de maio. O resultado das inscrições será divulgado no site do Colégio Pedro II, no dia 12 de maio. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Em caso de envio de mais de uma inscrição, será considerado o último formulário recebido.

 

Os classificados receberão por e-mail as orientações para realização da matrícula. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada no Campus.

 

Link para inscrição: https://bit.ly/TRANS-former_francêsês

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:9449  Total Acessos:32029280