“A CORPOREIDADE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE DANÇA NA PRÉ-ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL”
Resumo
Durante a experiência na monitoria de Introdução ao Estudo da Corporeidade, disciplina que integra a grade do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ, percebeu-se que a Corporeidade poderia se constituir numa possibilidade metodológica para o ensino da Dança na Pré-escola. Com o objetivo de elaborar uma proposta de adaptação da metodologia de Calfa, foram feitas transformações em seus procedimentos, levando-se em conta a fase de desenvolvimento dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica nas áreas de Dança, Educação, Arte e Linguagem. A pesquisa bibliográfica e a observação sistemática das experiências vividas pelos alunos da rede municipal confirmaram a hipótese levantada, já que, a Corporeidade, segundo Calfa, aborda o corpo enquanto linguagem e que prioriza em seus processos, a experienciação e a descoberta.
Palavras-chave: Corporeidade. Dança. Pré-Escola.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CALFA, Maria Ignez de Souza. A corporificação na dança. Tese apresentada ao programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Rio de Janeiro, 2010.
DAMÁSIO, Cláudia. A dança para crianças. In: PEREIRA, R. e SOTER, S. (orgs.) Lições de Dança 2, Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.
GUALTER, K.; PEREIRA, P. Fundamentos da Dança. Departamento de Arte Corporal - UFRJ. Rio de Janeiro, 2000.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje. São Paulo: Cortez, 1999.
STOKOE, Patrícia & HARF, Ruth. Expressão Corporal na pré- escola. São Paulo: Summus, 1987.v. 30 tradução Beatriz A. Cannabrava.
www.dicpoetica.letras.ufrj.br/index.php?title=Experienciação
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v2i1.900
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2525-5916
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.