EDUCAÇÃO FÍSICA E ALFABETIZAÇÃO: OPERACIONALIZAÇÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

Ana Cristina Calábria Mangi, Renata Vieira Monteiro, Sandra Rosa Freire, Yvone de Lima e Silva

Resumo


O presente relato é resultado de uma experiência realizada nas aulas de Educação Física referenciada na metodologia interdisciplinar para a alfabetização. O trabalho desenvolvido realizou-se no campus Engenho Novo I do Colégio Pedro II, sendo fruto do grupo de pesquisa sobre interdisciplinaridade desenvolvido pelo referido campus e tem como base o encontro entre a aprendizagem significativa lúdica e a interdisciplinaridade, através de atividades complementares às aulas de núcleo comum. A amostra desta pesquisa foi composta por 86 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental. É uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, realizada por meio da observação participante. Através da observação do comportamento dos estudantes, foi constatado o desenvolvimento da expressão verbal e não verbal, do raciocínio, da socialização e da linguagem corporal. Conclui-se que ministrar atividades de movimento com enfoque interdisciplinar é uma contribuição valiosa ao processo de alfabetização e que são possíveis iniciativas que caminhem para uma educação mais integradora. 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Alfabetização; Educação Física.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v1i1.634

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