CURRÍCULO PRESCRITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR MULTICULTURAL

Fabiano Lange Salles, Ana Ivenicki

Resumo


A presente pesquisa buscou analisar o currículo prescrito da Educação Física do Colégio Pedro II com base nas perspectivas multiculturais. Para tanto, analisamos os Projetos Pedagógicos da disciplina Educação Física (2002-2011) e do plano de ensino da disciplina Educação Física (2013) de um campus investigado. Identificamos alguns potenciais multiculturais (CANEN et al., 2001; CANEN; XAVIER, 2011) nos discursos dos documentos analisados, como também tensões e desafios ao lidar com a diversidade, pois os discursos analisados centraram-se predominantemente nas perspectivas multiculturais assimilacionistas (CANDAU, 2011); liberal ou folclórica (CANEN; XAVIER, 2011; CANEN, 2012), e com menos ênfase nas perspectivas multiculturais críticas (CANEN; XAVIER, 2011; CANEN, 2012). 


Palavras-chave


Currículo; Multiculturalismo; Diversidade; Educação Física.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v1i1.632

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.