POSSIBILIDADE DE TEMATIZAÇÃO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL

Juliana Luzia Dias, Camila Rinaldi Bisconsini

Resumo


O ensino da dança nas aulas de Educação Física ainda enfrenta desafios pois há docentes que não vislumbram situações didáticas para esse processo. Logo, o objetivo geral foi explorar possibilidades de tematização da dança na Educação Física culturalmente orientada. A organização das aulas foi delineada a partir de experiências de ensino durante o estágio curricular de uma das pesquisadoras. A tematização do conteúdo dança para o Ensino Fundamental II,  sob a perspectiva do currículo cultural, buscou superar as coreografias ensaiadas com movimentos mecânicos em datas comemorativas na escola. A partir da pluralidade cultural presente em diferentes manifestações de dança, consideramos que é possível desnaturalizar práticas culturais hegemônicas, que costumam desconsiderar diversas manifestações culturais que integram o cenário escolar.

Palavras-chave


Educação Física; escola; currículo cultural; dança

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v7i0.3580

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