JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PÓS-PANDEMIA: EPISTEMOLOGIAS PÓS-ABISSAIS E PRÁTICA POLÍTICO-PEDAGÓGICA PROGRESSISTA

Daniel Teixeira Maldonado

Resumo


Esse texto foi escrito para a palestra de abertura do VIII Encontro de Educação Física Escolar, organizado pelo departamento de Educação Física do Colégio Pedro II, com a temática “Educação Física Escolar no Pós-Pandemia: Novas Metodologias e Tecnologias em debate". Ao refletir e problematizar sobre a referida temática, defenderei que a busca por justiça social que os(as) docentes do componente curricular tem produzido durante os últimos anos, levando em consideração os conceitos de epistemologias do sul, ecologias de dignidades pós-abissais e ecologia de saberes contra-hegemônicos, produzidos por Boaventura de Sousa Santos, e de leitura de mundo, evidenciado pelo patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire, precisa ser levada em consideração e potencializada para pensarmos nas metodologias de ensino e utilização de novas tecnologias nas aulas de Educação Física no pós-pandemia, a partir de uma prática político-pedagógica progressista.

Palavras-chave


Justiça Social; Epistemologias do Sul; Prática Político-Pedagógica Progressista; Educação Física Escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, A. A. D. et al. Relações de gênero na prática do futebol. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. Ferrari. Educação Física cultural: escritos sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016. p. 165-180.

COELHO, Márcio Cardoso; MALDONADO, Daniel Teixeira; BOSSLE, Fabiano. Professor de Educação Física (escolar) intelectual transformador: resistências ao modelo gerencialista e neoconservador da educação de mercado. Conexões. Campinas: SP, v. 19, e-021027, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660399. Acesso em: 01/11/2021.

FREIRE, Marília. Educação Física Escolar: desafios e compromissos de uma experiência crítica e democrática. Cadernos de Formação RBCE. v. 4, n. 2, p. 33-43, 2013. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1824. Acesso em: 01/11/2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Professores e professoras de Educação Física progressistas do mundo, uni-vos!. Curitiba: CRV, 2020.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Experiências político-pedagógicas progressistas na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Edição Especial, setembro, p. 30-50, 2021a. Disponível em: https://www.rebescolar.com/acervorebescolar. Acesso em: 01/11/2021.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar, linguagens e saúde: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre o corpo e as práticas corporais no ensino médio. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano VI, v. 3, p. 136-161, 2021b. Disponível em: https://www.rebescolar.com/acervorebescolar. Acesso em: 01/11/2021.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Os jogos de tabuleiro na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 1, v. 1, p. 44-53, 2015. Disponível em: https://www.rebescolar.com/acervorebescolar. Acesso em: 01/11/2021.

MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 1-8, set./dez. 2021a. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27119. Acesso em: 01/11/2021.

MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física e linguagem: por uma ecologia de saberes das práticas corporais na educação básica. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021b. p. 223-238.

MANTOVANI, Thiago Villa Lobos. Prática pedagógica da Educação Física em uma escola da rede particular: a influência dos padrões de beleza na sociedade e suas reflexões nas práticas corporais de movimento. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira (Orgs). Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba: CRV, 2018. p. 213-228.

MOREIRA, Vinicius dos Santos; PEREIRA, Lilian Rafael; FREIRE, Elisabete dos Santos. Educação Física na Educação Infantil: aulas historiadas em uma perspectiva interdisciplinar. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017. p. 35-48.

POLITTO, Biana; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física no Ensino Médio no câmpus São Paulo do IFSP em tempos de pandemia. Revista de Educação Física, Saúde e Esporte. Limoeiro do Norte, v. 4, n. 1, p. 207-224, 2021. Disponível em: https://intranet.limoeiro.ifce.edu.br/revistas/refise/article/view/122. Acesso em: 01/11/2021.

ROCHA, Maria Celeste; OLIVEIRA, Sandra Regina Barbosa; MACHADO, Thia¬go da Silva. Capoeira na Educação Infantil: brincando com os saberes da cul¬tura afro-brasileira. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017. p. 49- 62.

SOUSA SANTOS, B. Na oficina do sociólogo artesão: aulas 2011-2016. São Paulo: Cortez, 2018.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MARTINS, Bruno Sena. O pluriverso dos direitos humanos: a diversidade das lutas por dignidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 39-61.

SOUSA SANTOS, Boaventura. O fim do império cognitivo: as afirmações das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2020a.

SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020b.

SOUSA SANTOS, Boaventura; MARTINS, Bruno Sena. Introdução: o pluriverso dos direitos humanos. In: SOUSA SANTOS, Boaventura; MARTINS, Bruno Sena. O pluriverso dos direitos humanos: a diversidade das lutas por dignidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 13-26




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i3.3495

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.