ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Leonardo da Silva Santos, Fábio Brum, José Henrique dos Santos

Resumo


Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i3.3403

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ISSN 2525-5916

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