EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM O ATLETISMO NA ESCOLA: em busca de registros na internet

Denis Rodrigo Del Conte, Sara Quenzer Matthiesen

Resumo


O atletismo ainda é pouco ensinado em aulas de Educação Física escolar. Com isso, essa pesquisa objetivou investigar e compreender se os vídeos do YouTube de experiências pedagógicas com essa modalidade esportiva na escola, podem contribuir para o ensino e difusão. Assim, após o processo de análise, evidenciou duas categorias: 1 – Vídeo Amador e 2 – Vídeo semiamador. A partir destas foram criados três eixos temáticos: 1 – Conteúdo e meios; 2 – Ambiente e fase escolar e 3- Poder de difusão. Os resultados evidenciados a partir dos 43 vídeos amostrais, demonstraram que apesar das dificuldades apontadas pela bibliografia, o atletismo tem sido ensinado, ainda que não na proporção que deveria. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a divulgação das experiências pedagógicas acerca do atletismo, motivando outros professores de Educação Física a fazerem o mesmo, ou seja, trabalhar com essa modalidade em suas aulas, registrar e difundir no YouTube.


Palavras-chave


Banco de dados; Experiências pedagógicas; Apoio ao professor; Difusão.

Texto completo:

PDF

Referências


BULHÕES, Gilvanilda Vilar Carvalho. Possibilidades e limites do uso de tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas estaduais: o papel da gestão escolar. In: V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas - EPEAL, 2010, Maceió. Pesquisa em Educação: Desenvolvimento, ética e Responsabilidade Social, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/9013499-Possibilidades-e-limites-do-uso-de-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-publicas-estaduais-o-papel-da-gestao-escolar.html. Acesso em: 04 nov. 2020.

DARIDO, Suraya. Cristina. Educação física na escola: experiência de uma professora universitária no contexto escolar. In: NÓBREGA, T. P. (Org.). A educação física no ensino fundamental: (5ª à 8ª séries). Natal, RN: Paidéia; UFRN; Brasil: MEC, 2005. cap. 2, p. 23-31.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física escolar: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 51-75, v. 16. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41549. Acesso em: 04 nov. 2020.

DUBOIS, Philippe. Cinema, Video, Godard, São Paulo: Editora Cosac Naify, 2004.

GOMES, Aline de Oliveira; MATTHIESEN, Sara Quenzer; GINCIENE, Guy. Atletismo para crianças e jovens: um projeto de extensão universitária. Rev. Ciênc. Ext. v.7, n.1, p.6, 2011. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/87/400. Acesso em: 18 nov. 2020.

LEITE, Eduardo Alves. O esporte na escola: sua realidade e possibilidade de mudanças. Revista Digital, Buenos Aires, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd142/o-esporte-na-escola.htm. Acesso em: Acesso em: 10 out. 2020.

LENCINA, Lyselenne de Ávila; ROCHA JÚNIOR, I. C. Diagnóstico do atletismo escolar em Santa Maria. Kinesis, Santa Maria, n. 25, p. 71-89, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10214/6206. Acesso em: 04 nov. 2020.

MARQUES, Carmem Lúcia; IORA, Jacob Alfredo. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e métodos em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 103 - 118, abr. / jun. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3078. Acesso em: 04 nov. 2020.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo na escola / Sara Quenzer Matthiesen; Ricardo Garcia Cappelli, prefácio. – Maringá: Eduem, 2014.

MATTHIESEN, Sara Quenzer; GINCIENE, Guy. História das corridas. Jundiaí-: Fontoura, v. 1, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIRANDA, Guilherme Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação (Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa), nº 03, 2007. pp. 41-50. Disponível em: http://ticsproeja.pbworks.com/f/limites+e+possibilidades.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

MORISSO, Maríndia Mattos; BRACHTVOGEL, Caterine de Moura; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. A Utilização das TIC por Professores de Educação Física de Escolas Públicas da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Anais GT 2 Comunicações Científicas: Usos das Mídias e Tecnologias na Educação do II Encontro de Educomunicação da Região Sul. Ijuí/RS, 27 e 28 de junho de 2013. Disponível em: http://coral.ufsm.br/educomsul/2013/com/gt2/5.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.

RODRIGUES, Nara Heloisa. Tecnologias virtuais e análise videográfica: o YouTube® como recurso de pesquisa para compreensão sobre a imagem do idoso brasileiro. 2015. 152 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126291. Acesso em: 18 nov. 2020.

SILVA, Augusto Cesár Lima. O atletismo na escola: pesquisa com professores da rede pública de Rio Claro. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

SILVA, Eduardo Vinicius Mota; DARIDO. Suraya Cristina. O atletismo nos cursos de graduação em Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.17, n.3, p.525-532, jul. / set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742011000300015. Acesso em: 04 nov. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v5i2.3038

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.