PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM TURMAS DE ACELERAÇÃO DE TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Glória Lontra Baptista

Resumo


As formas tradicionais de organização do processo ensino aprendizagem não contemplam as dificuldades e desafios das turmas de aceleração. No presente trabalho apresento reflexões sobre as possibilidades de trabalhar com o planejamento participativo nas aulas de Educação Física em turmas de aceleração de terceiro ciclo do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de educação de Niterói. Desse modo, inicio apresentando aspectos legais em torno das classes de aceleração, o diálogo com o planejamento participativo e o ensino de educação física e sequencio com os modos de organização da produção dos dados da pesquisa, caracterizando os sujeitos e os espaços e tempos das aulas de modo a pensar alternativas que estabeleçam uma ligação entre a experiência docente e a literatura da área, demonstrando que buscar novas iniciativas pedagógicas, para ressignificar o papel da escola e atingir este público é uma tarefa urgente.

Palavras-chave


Planejamento participativo; turmas de aceleração; Educação Física

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v5i2.3034

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