A PERSPECTIVA CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DA SAÚDE

Pedro Xavier Russo Bonetto

Texto completo:

PDF

Referências


BONETTO, Pedro Xavier Russo. A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. 2016. 250f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

__________. As ginásticas do entorno: o reconhecimento da cultura corporal da comunidade como princípio curricular. EMEF Júlio Mesquita. São Paulo, SP, 2013. Disponível em http://www.gpef.fe.usp.br/teses/Relato%20Pedro%20Ginastica.pdf. Acesso em 30/11/2020.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEF, 1999.

COLETIVO DE AUTORES - SOARES, C. L.; CASTELLANI FILHO, L. C.; BRACHT, V.; ESCOBAR, M. O; VARJAL, E.; TAFFAREL, C. N. Z. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

FOUCAULT. M. Polêmica, política e problematizações. In: FOUCAULT. M. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. 2011. Tese (Livre-Docência). 331f. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011.

NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

SANTOS, I. L. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. 299 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

VINCI, C. R. F. G. A problematização e as pesquisas educacionais: sobre um gesto analítico foucaultiano. Filosofia e Educação. Campinas, v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8637554/5245. Acesso em 04/12/2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v5i2.3028

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.