Possibilidades interdisciplinares para o ensino da Educação Física no Ensino Médio

Rubens de Sousa Bravalheri, Rafaela de Almeida

Resumo


O ensino da Educação Física vem passando por grandes transformações e ressignificações ao longo dos anos. Sob um olhar mais atual, percebe-se que projetos interdisciplinares se fazem necessários por prepararem os alunos para o desenvolvimento de uma visão mais sistêmica. Nesse sentido, optamos pelo desenvolvimento de uma atividade compartilhada entre professores de Educação Física, Matemática, Produção Textual e Writing, com alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Internacional de Curitiba. Os estudantes foram desafiados a elaborarem um artigo científico, realizando uma coleta de dados relacionados à saúde (Relação Cintura Quadril, Índice de Massa Corporal e Percentual de Gordura Corporal). Esses protocolos foram escolhidos devido à sua simplicidade e o custo dos equipamentos. Após um mês desenvolvendo a atividade, o resultado se mostrou positivo uma vez que os alunos conseguiram trabalhar na construção do artigo científico e ainda aprenderam a analisar parâmetros relacionados à saúde.


Palavras-chave


Educação Física; Interdisciplinaridade; Ensino Médio; Avaliação Física

Referências


BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. Os saberes docentes e prática pedagógica nas tendências de ensino da Educação Física. Revista Digital, Buenos Aires, 2006, 11.103. Disponível em Acesso em 13/01/2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II. 2000

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013

CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017.

]

COIMBRA, J. A. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. PHILIPPI JR, A. et al. In: Interdisciplinaridade em ciências ambientais, São Paulo: Signus Editora, 2000, 52-70.

DE MELO, Rogério Zaim; FERRAZ, Osvaldo Luiz. O novo ensino médio e a Educação Física. Journal of Physical Education. Motriz. Rio Claro, v.13, n.2, 2007, 86-96.

DE MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro; LARA, Larissa Michelle; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. A Educação Física no ensino médio: saberes necessários sob a ótica docente. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 2009, 621-630.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2016.

FRAGA, Alex Branco; GONZALEZ, Fernando Jaime. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Edelbra Editora Ltda, 2012.

FORTUNATO, Ivan; SHIGUNOV NETO, Alexandre (org.). Método(s) de Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.

KAKESHITA, Idalina Shiraishi; ALMEIDA, Sebastião de Sousa. Relação entre índice de massa corporal e a percepção da auto-imagem em universitários. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 3, p. 497-504, 2006.

KATCH, Frank I.; MCARDLE, William D. Prediction of body density from simple anthropometric measurements in college-age men and women. Human Biology, p. 445-455, 1973.

LIMA, Rubens Rodrigues. História da Educação Física: algumas pontuações. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, 2015, 7.13: 246-257.

MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso. Habitus e Corpo Social: reflexões sobre o corpo na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Movimento. Porto Alegre, v.17, n.01, p.-281-300, jan/mar, 2001.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999

PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2° Ed. Caxias do Sul: Educs, 2008.

PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 1998, 2: 173-182.

SOARES, Carmen Lucía. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, p. 6-12, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i2.2926

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.