ENVELHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Mariana Pacheco Leão, Edmundo de Drummond Alves Junior, Tauan Nunes Maia

Resumo


O objetivo do estudo foi discutir o processo de envelhecimento, refletindo acerca de formas de preparar futuros docentes em educação física escolar para intervirem na construção e implementação de uma nova visão acerca do processo de envelhecimento. Foi realizada uma análise de conteúdo acerca da observação das aulas de uma disciplina, na qual se apoiava em filmes que abordam a temática do envelhecimento para embasar as discussões. Foram apontadas reflexões acerca do envelhecimento enquanto algo heterogêneo, dos estereótipos associados à velhice, a importância da intergeracionalidade, expressões que mascaram o “velho”, a queda e seus desdobramentos para o idoso, e, maneiras de cuidar. Ao final é evidenciada a importância de uma disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura para abordar temáticas pertinentes ao envelhecimento. O uso de diferentes mídias, como cinema, teatro, músicas, esportes e exemplos cotidianos são apontados como possibilidades de tornar a aprendizagem mais significativa e atraente.


Palavras-chave


Idoso, Educação, Envelhecimento, Educação Física, Escola

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. Envelhecer e participar de atividades associativas na universidade. Novo Enfoque, Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p. 1-18, 2005.

BRASIL. Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003.

CARAMURÚ, Gilmar. Experiências com audiovisual na educação: Contribuições filmicas para um ambiente educacional crítico. Revista Vivencia, João Pessoa , v. 10, n.1, p. 1-15, 2008.

CRUZ, Rosana Cancelo da; FERREIRA, Márcia de Assunção. Um certo jeito de ser velho: representações sociais da velhice por familiares de idosos. Texto & Contexto Enfermagem, v. 20, n. 1, p. 144-151, 2011.

ELIAS, Rui Gonçalves Marques; GONÇALVES, Eliane Cristina de Andrade; MORAES, Augusto César Ferreira de; MOREIRA, Cibelly Formaggio; FERNANCES, Carlos Alexandre Molena. Aptidão física funcional de idosos praticantes de hidroginástica. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 79-86, 2012.

FABRÍCIO, Suzele Cristina Coelho; RODRIGUES, Rosalina. A. Partezani; COSTA JÚNIOR, Moacyr Lobo da. Causas e conseqüências de quedas de idosos atendidos em hospital público. Revista de Saúde Publica, São Paulo, v. 38, n.1, p. 93-99,2003.

FERREIRA, Olívia Galvão Lucena et al. Significados atribuídos ao envelhecimento: idoso, velho e idoso ativo. PsicoUSF, Bragança Paulista, v.15, n.3, p. 357-364, 2010.

FHON, Jack Roberto da Silva; Freitas Cibele Peroni; CRUZ, Irene Rosset; SILVA, Antonia Oliveira; SANTOS, Jair Lício Ferreira; RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani. Prevalência de quedas de idosos em situação de fragilidade. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, p. 266-273, 2013.

FREITAS, Adriana Valéria da Silva; NORONHA, Ceci Vilar. Idosos em instituições de longa permanência: falando de cuidado. Interface, Botucatu, v.14, n.33, pp. 359-369, 2010.

FREITAS, Maria Célia de; QUEIROZ, Terezinha Almeida; SOUSA, Jacy Aurélia Vieira de. O significado da velhice e da experiência de envelhecer para os idosos. Revista da escola de enfermagem da USP, São Paulo, v.44, n.2, p. 407-412, 2010.

FONSECA, António Manuel. Subsídios para uma leitura desenvolvimental do processo de envelhecimento. Psicologia Reflexão e Critica, Porto Alegre, v. 20, n.2, p. 277-289, 2007.

GOODWIN, Victoria et al. Multiple component interventions for preventing falls and fall-related injuries among older people: systematic review and meta-analysis. BMC Geriatrics, v.14, n.15, p. 1-8, 2014.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 15 dez. 2015.

MAGALHÃES, Carlos; FERNANDES, Adília; ANTÃO, Celeste; ANES, Eugênia. (2010). Repercussão dos estereótipos sobre as pessoas idosas. Revista Transdisciplinar de Gerontologia, v.36, n.1, p.7-16. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2606

MAIA, Gabriela Felten da. Corpo e velhice na contemporaneidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. Rio de Janeiro, vol.8, n.3, p. 10-18, 2008.

MAIA, Tauan Nunes; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond; VIEIRA, Elciana de Paiva Lima; LOURO, Julianne Quinelatto; GURGEL, Jonas Lírio. Physical Fitness and quality of life of the elderly: a transversal study. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 13, p. 559-567, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PAVARINI, Sofia Cristina Iost et al. A arte de cuidar do idoso: gerontologia como profissão?. Texto e contexto enfermagem, Florianópolis, vol.14, n.3, p. 398-402, 2005.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. Pensando a educação. São Paulo: EDUNESP, 1989.

SOARES, João Paulo Fernandes; MOURAO, Ludmila; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. O doce amargo sabor do envelhecimento: discursos, práticas corporais e experiências geracionais. Movimento, Porto Alegre, v. 21, p. 645-657, 2015.

TORRES, Fernanda. Fim. São Paulo: Companhia das letras, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i1.2855

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.