POSSIBILIDADES DA DANÇA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: para além das coreografias

Elisa Barcellos da Cunha e Silva, Ana Carrilho Romero Grunennvaldt, Cleomar Ferreira Gomes, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani

Resumo


Esta pesquisa relata as experiências vividas por uma professora de Educação Física no seu cotidiano escolar, com o ensino do conteúdo Dança, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Vitória – ES, no ano de 2018. O projeto de intervenção pedagógica teve como tema gerador a “Violência”, a partir do qual se explorou pedagogicamente as três dimensões do conteúdo (atitudinal, procedimental e conceitual) e se possibilitou a ampliação da compreensão do conteúdo Dança como manifestação da cultura corporal de movimento.


Palavras-chave


Dança; Educação Física; Violência.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo dança em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? IN: Pensar a Prática, 6: 45-58, Jul./Jun. 2002-2003. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/56. Acesso: 20 mai. 2019.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O ensino da dança na Educação Física: formação e intervenção pedagógica em discussão. IN: Motriz, v. 14, n. 4, out./dez. Rio Claro: UNESP, 2008. p. 519-528. Disponível em: file:///C:/Users/lisac/Downloads/2140-Article%20Text-9350-1-10-20090129.pdf. Acesso: 16 ago. 2019.

BRASILEIRO, Lívia Tenório; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagem do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. IN: Pro-Posições, v. 19, n. 3 (57) - set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a10.pdf. Acesso em: 27 dez. 2018.

CRUZ, Edsandra Dutra da; COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva. Dificuldades e desafios para o ensino de dança, nas aulas de educação física, no ensino fundamental II. IN: Revista Kinesis, Vol. 33, nº. 1, jan-jun., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229. Acesso: 20 mai. 2019.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

GARIBA, Chames Maria Stalliviere; FRANZONI, Ana. Dança Escolar: uma possibilidade na Educação Física. In: Revista Movimento, v. 13, n. 02. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 155-171. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/3553/1952 Acesso em: 27 dez. 2018.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. IN: Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, maio/2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/36330 Acesso em: 27 dez. 2018.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MESQUITA, Dandara Matos et al. Dança nas aulas de Educação Física escolar na cidade de Fortaleza-CE. IN: Revista Kinesis, v.35 n.2, 2017, maio - ago. , p. 02 – 13. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/23146 Acesso: 20 mai. 2019.

MOREIRA, Evando Carlos (Org.) A educação Física na rede municipal de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiabá: EdUFMT, 2016.

STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES [online]. 2001, vol. 21, n. 53, p. 69-83. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/148. Acesso: 16 ago. 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v5i1.2844

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.