JOGOS COOPERATIVOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Natálie dos Reis Rodrigues, Maria Luiza Rheingantz Becker

Resumo


Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade.

Palavras-chave


Educação Física; Jogos Cooperativos; Aprendizagem Cooperativa; Educação para a paz.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v5i1.2842

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