INICIAÇÃO CIENTÍFICA: MULHER, CORPO E ESPORTE

Rosana Barreto dos Santos, Giovanna Leite, Isadora Rosa, Julia Duarte, Rafaella Leal

Resumo


Acreditamos que ao desvelar problemáticas sociais promovemos a emancipação de nossos alunos, produzindo conhecimentos e re-significando a cultura escolar. Durante leituras e pesquisas sobre o estudo do corpo houve um despertar para o corpo feminino no esporte. Na sociedade contemporânea o esporte é um palco para a exposição de corpos que passam a educar outros corpos em seus diversos níveis. Desejamos entender como o corpo feminino se insere em um palco social, cultural e historicamente virilizado e qual o reflexo de todas essas relações no ambiente escolar. Para isso aplicamos um questionário para os alunos do ensino médio do campus Niterói e promovemos uma roda de conversa com a comunidade escolar com o intuito de ampliar a discussão. Esperamos com o projeto aprimorar de forma contínua e sistemática a prática pedagógica e proporcionar aos estudantes a capacidade de análise através da pesquisa científica oportunizando assim um trabalho diferenciado e enriquecedor.


Palavras-chave


Corpo; mulher; esporte

Texto completo:

PDF

Referências


BEILLEROT, Jacky. A “pesquisa”: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001, p. 71–90.

CAMARGO, Wagner Xavier; KESSLER, Cláudia Samuel. Além do masculino/feminino: gênero, sexualidade, tecnologia e performance no esporte sob perspectiva crítica. Horizontes Antropológicos, n. 47, p. 191-225, 2017.

CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010, p.26.

DE MELO, Victor Andrade. Apontamentos para uma história comparada do esporte: um modelo heurístico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 1, p. 107-120, 2010.

KNIJNIK, Jorge. D. Gênero: um debate que não quer calar. Gênero e esporte: masculinidades e feminilidades. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010. p. 25-66.

PEREIRA, Sissi. Aparecida. Martins. O sexismo nas aulas de educação física: uma análise dos desenhos infantis e dos estereótipos de gênero nos jogos e brincadeiras. Rio de Janeiro, Universidade Gama Filho, 2004, 182 p. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2004.

SCOTT, Joan Wallach. Gender and the politics of history. New York: Columbia University. 1988.

__________________. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, 1995, v. 20. n. 2, p.71-99.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v4i2.2382

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.