OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DOS PROJETOS E DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NO RIO DE JANEIRO, BRASIL

Yvone de Lima e Silva, Simone da Silva Salgado

Palavras-chave


Análise; Epistemologia da Prática; Formação Continuada.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. (Org.) Escola reflexiva e supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto, POR: Porto Editora, 2000.

______ (Org.) Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, POR: Edições 70, 1977.

CANDAU, V. M. Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1997.

COLÉGIO PEDRO II. Perfil institucional/Perfil discente, 2016. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/proreitoria/prodi/cpii_numeros. Acesso em: 16 out. 2017.

COSTA M. A. da; COSTA, M. F. B. da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

GARCIA, M. C. La formacion inicial y permanente de los educadores. In: Consejo Escolar del Estado. Los educadores en la sociedad del siglo XXI. Madrid, ESP: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Universidad de Sevilla, 2002. p. 161-194.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

NÓVOA, A. A formação contínua entre a pessoa-professor e a organização escola. Revista Inovação, n.1, 1991. p. 63-77.

__________ Formação de professores e profissão docente. In: ______ (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa, POR: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, POR: Dom Quixote, 1993.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/editora. Acesso em: 24 nov. 2013.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os Professores e sua Formação. Lisboa, POR: Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

___________ Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, POR: Artmed Editora, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ZEICHNER, K. M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências. Educação, v. 35, n.3, p. 479-504, set./dez. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v3i1.2101

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.