VÍDEOS DE ANIMAÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO PARA ALUNOS COM T.E.A. NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Luciana Teixeira Bernardo, Mara Monteiro da Cruz

Palavras-chave


Educação Física; Mídia; Educação; Autismo.

Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION; tradução: NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa et al.], revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli [et al.]. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.

BÉVORT, Evelyne. BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade. vol.30 no. 109 Campinas Sept./Dec. 2009.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

FERREIRA, Norma S. de A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf.

FIORINI, Maria Luiza Salzani e MANZINI, Eduardo José. Dificuldades e Sucessos de Professores de Educação Física em Relação à Inclusão Escolar. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.49-64.

FRANÇOSO, Saulo e NEIRA, Marcos Garcia. Contribuições do legado Freireano para o currículo da Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 531-546, abril/junho 2014.

GOLAN, O et al. Enhancing Emotion Recognition in Children with Autism Spectrum Conditions: An Intervention Using Animated Vehicles with Real Emotional Faces. J Autism Dev Disord. 2009 Mar; 40(3): 269-79.

LUIZ, Simone Aparecida Mariano; MORAES, João Carlos Pereira de. A participação do autista nas aulas de Educação Física: entre três olhares docentes. Buenos Aires, EFDeportes.com, Revista Digital. Ano 21, Nº 215, Abril de 2016. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd215/a-participacao-do-autista-de-educacao-fisica.htm. Acesso em 18/11/2017

NASCIMENTO, F. F., CRUZ, M. M., & BRAUN, P. (2016). Escolarização de pessoas com transtorno do espectro do autismo a partir da análise da produção científica. Disponível na Scielo-Brasil (2005-2015). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(125). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2515

OLIVEIRA, Janete Ferreira de. Autismo e Tecnologia: união perfeita. Revista Pedagogia em Foco–MG, nº8, 2013. Disponível em http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/5+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 21/5/18.

PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010.

PLAVNICK, Joshua B. e FERRERI, Summer J. Establishing Verbal Repertoires in Children with Autism using Function-Based Video Modeling. Journal of Applied Behavior Analysis, Michigan.nº4, 44, 747–766. 2011.

RODRIGUES, Viviane e ALMEIDA, Maria Amélia. Modelagem em Vídeo para o Ensino de Habilidades de Comunicação a Indivíduos com Autismo: Revisão de Estudos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.595-606.

SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de; SIQUARA, Zelinda Orlandi e CHICON, José Francisco. Representação simbólica e linguagem de uma criança com autismo no ato de brincar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.355-361

SILVA, Virgínia. Et al. Rompendo com a massificação das práticas de ensino – um olhar esperançoso para os educandos com autismo. 2014 Retirado do site: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3524/1/FPF_PTPF_01_0447.pdf. Acessado em 22/5/2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v3i1.2100

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.