O CONTEÚDO LUTAS E O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

Renata Aparecida Alves Landim, Paula Pessoa dos Santos de Nader Pereira, Ivone Ouverney Santos de Azevedo, Bruno Duarte Rei, Cláudia Maria Pena Quintão Pelegrino

Resumo


Neste trabalho, discute-se possibilidades e especificidades da abordagem das lutas como conteúdo da Educação Física escolar, enfatizando-se as suas potencialidades para o trato pedagógico do tema transversal ética. Tal discussão culmina com o relato de uma proposta de trabalho do conteúdo em questão voltada para o Ensino Fundamental, realizada pelos autores do texto no Campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. A referida proposta de trabalho teve caráter prático-reflexivo e foi realizado por meio de vivências lúdicas adequadas à faixa etária dos alunos, abordando as características gerais das lutas e os valores que permeiam essas práticas corporais em nossa sociedade. As situações didáticas e os diversos momentos avaliativos oportunizaram a ação-reflexão sobre os sentidos que podemos atribuir às lutas, enfatizando o cuidado e o respeito com o colega, visto como parceiro de atividade e companheiro de experiência. 


Palavras-chave


Lutas; Ética

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997b.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Base Nacional Comum Curricular: proposta preliminar. Brasília: MEC, 2016.

BARROS, A. M; GABRIEL, R. Z. Lutas. In: DARIDO, S. C. (Org.). Educação Física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.

CARREIRO, E. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 244-261.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16, n.1, p.1-9, jan./mar.2010.

DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação Física e Temas Transversais na Escola. Campinas: Papirus, 2012.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Revista de Educação Física, n. 135, p.36-44, nov.2006.

GOMES, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.

GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 207-227, abr./jun. 2010.

GOMES, N. C.; BARROS, A. M.; FREITAS, F. P. R.; DARIDO, S. C. RUFINO, L. G. B. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar. Revista Motrivivência, ano XXV, n. 41, p. 305-320, dez. 2013.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. Ética como tema transversal: possibilidades de aplicação nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v.13, n.1, p.14-23, jan./mar.2007.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

NASCIMENTO, P. R. B. do; ALMEIDA, L. de. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, set./dez. 2007.

OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PAIVA, L. Pronto para guerra: preparação física específica para lutas & superação. Manaus: OMP Ed. 2009.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca da aproximação. Revista brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, v. 26, n. 2, p. 283-300, abr./jun. 2012.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Proposta Curricular de Educação Física. São Paulo: SEE, 2008.

SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v2i1.1142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.