DRAMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES COLETIVAS DE CRESCIMENTO E ACOLHIMENTO DE EXPRESSÕES

Cristina Souza de Macedo

Resumo


O presente texto trata do relato sobre duas experiências de dramatização, realizadas junto à turma 21 – Grupamento II, crianças de 4 anos de idade da Unidade de Educação Infantil – Realengo do Colégio Pedro II no ano de 2014. O texto faz um breve registro de referências sobre trabalhos de dramatização na educação infantil indicando a importância de mais produções na área devido à escassez sobre o tema. A partir desse registro busca-se fazer uma articulação entre a teoria e a prática que se realizou a partir da descrição de todo o processo de dramatização, desde o momento inicial, partindo da ideia das crianças, passando por situações-problemas, conflitos, e consequentes soluções dadas pelas crianças a partir de discussões e reflexões do grupo. Este registro mostra que o foco esteve sempre direcionado à participação ativa das crianças em todo o processo e sendo as apresentações das dramatizações momentos de registro, interação entre as crianças e seus pares, familiares, professores e demais atores da comunidade escolar.

Palavras-chave


Dramatização; Educação Infantil; Desenvolvimento.

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