“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vera Lúcia Moura, Rodrigo Ruan Merat Moreno

Resumo


Este texto apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças na Educação Infantil. Para tal, levantamos uma discussão teórica sobre a presença das mídias no cotidiano escolar, reconhecendo esse espaço como lugar propício para o exercício de uma postura mais critica e para aprimoramento das leituras sobre as linguagens audiovisuais. Além de um contexto teórico, evidenciamos uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, na Unidade de Educação Infantil, na qual a temática apresentada – Chico Buarque – e a utilização da mídia como ferramenta didático-pedagógica buscaram favorecer o encontro das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e tecnológico. Procuramos analisar e valorizar os processos envolvidos na construção do vídeo, assim como, a participação das crianças em todas as fases da produção, garantidos pelo binômio mediação/diálogo, cujo objetivo foi provocar questionamentos e contribuir para despertar um olhar mais crítico e reflexivo nas crianças acerca das mídias.

Palavras-chave


Educação Infantil; Prática pedagógica; Produção de vídeo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.