REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIRIANA À FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS ATUAIS

Jaqueline Luzia da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições da pedagogia de Paulo Freire para a formação de professores, à luz de conceitos freirianos e a partir da análise das últimas políticas propostas para a formação docente no Brasil, a saber, a Resolução nº 2/2019 e o Parecer nº 14/2020. A partir de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, tece-se uma reflexão sobre a formação docente fundamentada em uma educação permanente, que possibilite novas reflexões sobre a prática pedagógica e que contribua para o fazer docente no cotidiano das escolas. Apontam-se os retrocessos dessas diretrizes, que aparecem na implementação de uma política de formação de caráter tecnocrático; no controle da prática docente; no alinhamento às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à lógica empresarial privatista e na política de responsabilização dos professores pelo sucesso ou fracasso dos estudantes. As conclusões do estudo mostram a necessidade do enfrentamento de tais desafios a partir da construção coletiva de inéditos viáveis, que passa pelo reconhecimento da vocação do ser mais de mulheres e homens, educadoras e educadores, comprometidos com a educação, que querem ser produtores de currículos que dialoguem com a realidade das escolas e dos estudantes. Compreendendo que ação e reflexão ocorrem simultaneamente, a formação precisa privilegiar este exercício. Por isso, a educação permanente prevê que os professores observem sua prática, reflitam sobre ela e a reconstruam com a problematização necessária ao enfrentamento dos desafios.


Palavras-chave


Pedagogia freiriana; Formação de professores; Prática pedagógica; Educação permanente; Políticas públicas.

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