“QUE AS PESSOAS GRANDES POSSAM RIR COMO AS CRIANÇAS”.1
Resumo
No centenário de Paulo Freire, no bojo das homenagens realizadas, uma professora apresenta algumas reflexões sobre seu encontro com o autor, com contextos freirianos nas próprias memórias e a percepção de haver uma contribuição da sua obra para a educação das/para/com as crianças. Ancorada em Benjamin alça seus resquícios de memória a condição de pequenas narrativas; em diálogo com Bakhtin discorre sobre a dimensão exotópica da rememoração da infância e sua relevância para um olhar mais aproximado das infâncias; com o próprio Paulo Freire encontra fragmentos que rememoram sua infância e dialogam com uma criança. Na boniteza do texto “A importância do ato de ler” encontra o diálogo com as DCNEI e a centralidade na criança e seus mundos próprios. Em “A casa e o mundo lá fora” identifica o delicado e profundo diálogo com a prima que tanto revela o ainda olhar de menino, quanto aponta princípios de uma filosofia que lê a realidade e aponta para a sua transformação pela humanização das pessoas. Em síntese, a autora estende o desejo e a proposição encontrada em Freire de fazer uma educação que olhe os detalhes e as belezas do mundo, que tenha o respeito e a alegria como fundamentos e práticas.
Palavras-chave
Referências
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 14ª edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983a.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
LACERDA, Nathercia. A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Rio de Janeiro: Zit, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.