“QUE AS PESSOAS GRANDES POSSAM RIR COMO AS CRIANÇAS”.1

Marta Nidia Varella Gomes Maia

Resumo


No centenário de Paulo Freire, no bojo das homenagens realizadas, uma professora apresenta algumas reflexões sobre seu encontro com o autor, com contextos freirianos nas próprias memórias e a percepção de haver uma contribuição da sua obra para a educação das/para/com as crianças. Ancorada em Benjamin alça seus resquícios de memória a condição de pequenas narrativas; em diálogo com Bakhtin discorre sobre a dimensão exotópica da rememoração da infância e sua relevância para um olhar mais aproximado das infâncias; com o próprio Paulo Freire encontra fragmentos que rememoram sua infância e dialogam com uma criança. Na boniteza do texto “A importância do ato de ler” encontra o diálogo com as DCNEI e a centralidade na criança e seus mundos próprios. Em “A casa e o mundo lá fora” identifica o delicado e profundo diálogo com a prima que tanto revela o ainda olhar de menino, quanto aponta princípios de uma filosofia que lê a realidade e aponta para a sua transformação pela humanização das pessoas. Em síntese, a autora estende o desejo e a proposição encontrada em Freire de fazer uma educação que olhe os detalhes e as belezas do mundo, que tenha o respeito e a alegria como fundamentos e práticas.


Palavras-chave


Paulo Freire – Educação Infantil – Infâncias

Texto completo:

PDF HTML

Referências


BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 14ª edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

LACERDA, Nathercia. A casa e o mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Rio de Janeiro: Zit, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.