PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE

Carmen Lucia Orfanó

Resumo


Cotidianamente somos levados a repensar a nossa escolha como docente, enfrentando desafios, injustiças e desigualdades que nos fazem refletir sobre a nossa práxis. A partir do ano de 2020 vivemos experiências em que a identidade do professor, principalmente dos que se dedicam a Educação Infantil, foi mais uma vez em risco, exigindo um esforço coletivo para buscarmos conhecimentos que instrumentalizassem as discussões e reflexões sobre esse tema. Esse ensaio mergulha na obra PROFESSORA SIM; TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, como uma celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, contribuindo com alguns grupos e instituições de educação, que assim como esse incansável educador buscam o diálogo como forma de repensar e transformar a escola como um espaço democrático.


Palavras-chave


Educação; docência; escola.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


FREIRE, Paulo, 1921-1997

Professora sim, tia não [recurso eletrônico] cartas a quem ousa ensinar / Paulo Freire. 24. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

recurso digital


Apontamentos

  • Não há apontamentos.