SENTIDOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
Resumo
Este texto tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes na Educação Infantil que emergem no contexto de pandemia. Observa-se que tensões históricas da Educação Infantil tomam contornos ainda mais complexos nessa situação de crise. Reflexões sobre a função da creche e da pré-escola e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas mostram-se extremamente relevantes. Como metodologia para a construção desse debate, foram realizadas trocas de cartas entre duas colegas de turma da graduação em Pedagogia e participantes do mesmo grupo de pesquisa, que tem privilegiado estudos e investigações no campo da Educação Infantil. As cartas criam possibilidades de diálogos, de construção de elos entre os sujeitos e a história. Dentro desse contexto atual, as experiências educativas mostram-se mais fragilizadas, marcadas por uma lógica escolarizante e transmissiva. Aqui parte-se da noção do professor como um intelectual, autor do seu trabalho para a construção de uma prática que respeite as crianças como sujeitos históricos, ativos, que inventam esse mundo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALTIMIR, D. Escutar para documentar. In: MELLO, S.A.; BARBOSA, M. C. S.;BAZÍLIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de Dezembro de 2009, Seção 1, p. 18.
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, LDB. Lei Federal nº. 9.294, de 26 de dezembro de 1996.
CORSINO, P. Limites e possibilidades da literatura infantil para as crianças de 0 a 6 anos de idade. In: KRAMER, Sonia (org.) Educação Infantil: catálogo de documentos: pesquisas, monografias, textos de apoio e projetos de extensão. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003. CD-Rom.
FARIA, A. L. (Orgs.). Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
FREITAS, M. T. A. Leitura, Escrita, Formação de Professores: velhos temas de pesquisa numa “e-ntrevista” em novo formato. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 3, nº 5, jan/jun 2002.
JOBIM E SOUZA, S; KRAMER, S. História de Professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Ática, 1996.
KRAMER, S. Direitos da criança e projeto político-pedagógico de educação infantil. In:
KRAMER, S. Retratos de um desafio: crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Ática, 2009.
NUNES, M. F. R. Educação Infantil: instituições, funções e propostas. In: O cotidiano na Educação Infantil. Boletim 23. Novembro de 2006. Salto para o Futuro.
Apontamentos
- Não há apontamentos.