EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EM BUSCA DAS BORBOLETAS

Cristiane Suzart Cop Guimarães, Michele Morgane de Melo Mattos, Priscila de Melo Basílio

Resumo


Este texto tem como objetivo tecer reflexões sobre a Educação Infantil no atual cenário de pandemia que temos vivenciado, causado pelo Coronavírus, vírus causador da Covid-19 e discute aspectos importantes da primeira etapa da Educação Básica sob uma perspectiva crítica que diverge dos condicionantes de uma visão neoliberal e suas consequências.


Palavras-chave


Educação Infantil; pandemia; neoliberalismo; infâncias.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Manoel. Memórias inventadas: A Infância. Rio de Janeiro: Planeta do Brasil, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentizien. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2001.

BRASIL/MEC/SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 de junho de 2020.

CNE/CEB. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC/CNE, 2020. Disponível em: . Acesso em 15 jun 2020.

EDWARDS, Carolyn; GARDINI, Leila; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Ed. Penso, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: ______ (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 51-68.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. Companhia das Letras. 2020.

LEHER, Roberto. Organização, estratégia política e o Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2020.

LIB NEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SENRA, Ricardo. 5 vezes em que Bolsonaro disse 'e daí?' Sobre temas importantes. BBC News Brasil em Londres, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 de ago. de 2020.

TIRIBA, L. Crianças da natureza. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento. Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, nov., 2010. P. 4. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2020.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. Tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). São Paulo: Expressão Popular, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.