A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?

Luciana Helena Monsores

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discutir e suscitar algumas reflexões acerca da (im) possibilidade da Educação não presencial para crianças pequenas durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social decorrente. Diante dos debates sobre atividades remotas ou on line para crianças de zero a/ seis anos durante o isolamento social, nos perguntamos: a Educação Infantil comporta uma educação à distância? Como estabelecer o vínculo entre a escola e as crianças em tempos de esvaziamento do espaço escolar? Qual o papel da escola nesses tempos? Nossa intenção neste artigo e iniciar um debate utilizando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como principal subsídio e o parecer nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), como um provocador. Para embasamento teórico, dialogaremos, principalmente, com Sarmento (2009), Freire (2011, 2018) e Benjamin (2009).


Palavras-chave


isolamento social; atividades remotas; Educação Infantil.

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