REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS: CENÁRIOS COTIDIANOS EM UMA TURMA DO CREIR
Resumo
Neste artigo estão reunidos quatro sujeitos em quatro cenários distintos do mesmo local, a sala da turma dos mistérios do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR). A turma, composta por dezoito crianças entre 5 e 6 anos, recebeu quatro bolsistas de iniciação a docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da professora Débora do Carmo. A partir das diferentes relações que os pibidianos e as crianças estabeleceram entre si, diversas narrativas foram compartilhadas e possibilitaram um caminho de reflexão sobre infâncias e adultos na escola. Nesse sentido, buscou-se nesse texto anunciar as reflexões provocadas a partir dessas narrativas anunciadas e discutidas pelos próprios sujeitos. A indissociabilidade do cuidar e educar, a luta política pela Educação Infantil como direito da criança, a relação adulto/criança atravessada pela escuta sensível e aposta no protagonismo infantil, a importância do brincar e do lúdico na dimensão humana foram costuradas a partir dos cenários cotidianos trazidos.
Palavras-chave
Narrativas infantis; docência; PIBID.
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