BRINCADEIRAS DE MENINAS E MENINOS: UM OLHAR SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiência elaborado a partir das vivências e observações de quatro estudantes de Pedagogia e uma professora de Educação Infantil no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste trabalho, buscou-se investigar do que, como e com quem as crianças brincam, com foco nas relações e possíveis interferências dos padrões de gênero sobre esse brincar. Também foi abordado o papel da escola frente a essas questões. Foi observado que, apesar de algumas crianças buscarem as brincadeiras convencionalmente atribuídas ao seu gênero em específico, existem casos em que meninos e meninas transgridem os padrões a eles impostos. Observou-se também a importância do professor permitir, possibilitar e encorajar as crianças a explorarem as diferentes formas e possibilidades do brincar de maneira livre e sem preconceitos.
Palavras-chave
Brincadeiras; Educação Infantil; Gênero.
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