DE TREM OU AVIÃO, O IMPACTO DAS DESPEDIDAS E DOS NOVOS ENCONTROS EM UMA TURMA COM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS
Resumo
Esse artigo traz os relatos de um grupo de estudantes da UNIRIO que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II (CREIR). Esse grupo é composto por cinco bolsistas sob a supervisão de uma professora do CREIR que, no ano letivo de 2018, era uma das responsáveis pela Turma 31, composta por 13 crianças de 3 a 4 anos de idade, na referida instituição parceira. Nos relatos apresentados, há o destaque para as chegadas e despedidas de adultos e crianças que marcaram o caminho dessa turma, em seu primeiro ano na instituição. Para refletir sobre esse percurso, os estudos sobre concepção de infâncias e de crianças, junto às contribuições das diretrizes curriculares nacionais e de outros materiais afins, se fizeram presentes nas discussões e observações apresentadas, tendo a escuta como alicerce nas relações estabelecidas no contexto escolar, evidenciando a importância de uma educação sensível que valorize os saberes e fazeres expressos e sentidos no cotidiano da Educação Infantil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.