DE TREM OU AVIÃO, O IMPACTO DAS DESPEDIDAS E DOS NOVOS ENCONTROS EM UMA TURMA COM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS

Ana Luiza Vaz de Azevedo, Bianca Villela Albrecht Alves, Fábio Luis de Moraes e Silva, Júlia Gabrielle Neves Peçanha, Katia Bizzo Schaefer, Stephani Oliveira Coelho

Resumo


Esse artigo traz os relatos de um grupo de estudantes da UNIRIO que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II (CREIR). Esse grupo é composto por cinco bolsistas sob a supervisão de uma professora do CREIR que, no ano letivo de 2018, era uma das responsáveis pela Turma 31, composta por 13 crianças de 3 a 4 anos de idade, na referida instituição parceira. Nos relatos apresentados, há o destaque para as chegadas e despedidas de adultos e crianças que marcaram o caminho dessa turma, em seu primeiro ano na instituição. Para refletir sobre esse percurso, os estudos sobre concepção de infâncias e de crianças, junto às contribuições das diretrizes curriculares nacionais e de outros materiais afins, se fizeram presentes nas discussões e observações apresentadas, tendo a escuta como alicerce nas relações estabelecidas no contexto escolar, evidenciando a importância de uma educação sensível que valorize os saberes e fazeres expressos e sentidos no cotidiano da Educação Infantil.


Palavras-chave


Educação Infantil; Pedagogia; PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.