PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Liana Pereira Borba dos Santos, Alexandra Cristina Antônio da Silva, Clarissa Freitas da Silva, Júlia Silva Coêlho, Marina dos Santos Rocha, Rafaela da Silva Coutinho

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis.


Palavras-chave


Infantil; Formação de Professores; PIBID; Projetos Pedagógicos; Folclore.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.