OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID

Aline Buy dos Santos, Dulcinéa Rosa, Juliana Helena Vieira, Larissa Santana de Oliveira, Letícia Ferreira da Silva Freitas, Lívia de Fática Conceição, Queila Jessica Celeste Bernardo Justino, Vanessa Saraiva Ribeiro da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras.

Palavras-chave


Educação Infantil; Formação de professores; PIBID; Proposta Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.