OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras.
Palavras-chave
Educação Infantil; Formação de professores; PIBID; Proposta Pedagógica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.