TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II

Aline Buy dos Santos, Amanda Santos de Lima, Camila da Silva Perrotta, Débora de Lima do Carmo, Katia Bizzo Schaefer, Liana Pereira Borba dos Santos, Luísa Andries Nogueira de Freitas, Raquel Marina da Silva do Nascimento

Resumo


Este artigo tem por objetivo refletir acerca da formação docente continuada e em serviço no contexto de atuação como docentes de Educação Infantil (EI) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II e como professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A partir dessa dupla posição, as experiências vivenciadas no ano de 2018 fomentaram reflexões sobre a nossa efetiva atuação como profissional que relaciona teoria e prática (BRASIL, 2018). Nesse sentido, indagamos: como estar professora supervisora do PIBID contribuiu para a reflexão sobre a prática como professora de Educação Infantil? À luz das experiências como docentes supervisoras do PIBID, buscamos, então, responder às questões e aos desafios que emergiram ao longo do caminho trilhado com os pibidianos.

Palavras-chave


Educação Infantil; Formação de Professores; PIBID

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