O PIBID-EDUCAÇÃO INFANTIL NO CREIR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA

Adrianne Ogêda, Daniela de Oliveira Guimarães, Deise Arenhart

Resumo


Este texto tem como propósito narrar o percurso formativo de licenciados(as) do curso de Pedagogia por meio da inserção no PIBID / Pedagogia-Educação Infantil, em duas universidades públicas federais ao longo dos anos 2018 e 2019. Discutimos a qualidade alteritária do projeto, apresentando as estratégias formativas nas experiências das duas universidades que o desenvolvem, UFRJ e UNIRIO, na parceria com as professoras supervisoras do CREIR. Na construção dos caminhos e das aprendizagens, destaca-se a potência da formação pelo encontro com as práticas; os afetos produzidos na relação alteritária com as crianças, professoras e o coletivo do CREIR; a reflexão sistemática apoiada nos registros, diálogos e estudos teóricos; os aprendizados da docência a partir dos movimentos de observar, planejar, propor, registrar, refletir e narrar o vivido.

Palavras-chave


Educação Infantil; PIBID; Formação de Professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.