Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares

Vera Moura

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de práticas de contação de histórias no contexto escolar trazendo um recorte das experiências vividas no projeto apresentado ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR-CPII). Além de o texto evidenciar os encontros com as crianças, propondo uma aproximação da ótica do leitor/ouvinte, as discussões sobre a temática durante uma oficina de contação de histórias, com professores do Programa de Residência Docente (PRD), também contribuíram para uma breve reflexão sobre a importância da literatura, da leitura e da contação de histórias na primeira etapa da Educação Básica. Um dos caminhos encontrados para a condução das reflexões foi o resgate da prática da contação de histórias como prática cultural em contextos escolares.

Palavras-chave


Educação Infantil; práticas pedagógicas; contação de histórias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.