A organização dos espaços na Educação Infantil: uma experiência do PIBID/Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ

Priscila de Melo Basílio, Daniela Honorio de Sousa

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem o objetivo de incentivar licenciandos ao exercício do magistério, por meio de uma articulação entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Neste texto apresentamos um projeto pedagógico idealizado e construído, inicialmente, por graduandas do curso de Pedagogia da UFRJ em uma turma com crianças de 3 e 4 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com a supervisão de uma professora regente da turma e da coordenadora do PIBID Pedagogia UFRJ com ênfase na Educação Infantil. A partir da observação das interações e brincadeiras, as graduandas construíram uma proposta com foco na organização dos espaços da sala de referência da turma por considerar o espaço como um educador, juntamente com as professoras, e um gerador de experiências (FORTUNATI, 2009). Desse modo, a partir dos interesses das crianças em: literatura infantil, criação e narrativas de histórias, brincadeiras de faz-de-conta (casinha, supermercado, médico), jogos, desenhos, pinturas e criação com a massa de modelar foram pensados nos espaços da leitura, jogos, artes e dramatização.Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), partimos da concepção de criança ativa e produtora de cultura. Por este motivo, durante todo o processo de organização dos espaços, as crianças foram protagonistas. Concluímos que o projeto incentivou e possibilitou que as crianças superassem seus limites e despertassem suas diversas  potencialidades cognitiva, relacional, afetiva e motora.


Palavras-chave


educação infantil; espaços; formação de professores; PIBID

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