QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
Resumo
Neste texto analiso as interações das crianças no espaço externo da Unidade de Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, a partir das experiências e observações realizadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2015, participei semanalmente das experiências em uma turma de crianças de 5 e 6 anos. O eixo de análise desse trabalho são as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita no contexto observado. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente artigo a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares, ampliando a liberdade para seus corpos, suas brincadeiras e criações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.