Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Práticas em Educação Infantil, criada em 2015, é uma publicação vinculada ao Departamento de Educação Infantil do Colégio Pedro II, voltada para a reflexão crítica sobre os aspectos teóricos, metodológicos e práticos do trabalho na Educação Infantil e com as crianças pequenas.

Buscamos articular contribuições originais que tematizem as práticas e reflexões teóricas a respeito da Educação Infantil, dos tempos, espaços, currículo, trabalho pedagógico, formação docente, políticas públicas e demais campos de convergência de estudos, ciências e áreas do conhecimento que embasam a Educação e o Cuidado dos bebês e crianças pequenas no contexto brasileiro.

Atualmente a Equipe Editorial da Revista Práticas é constituída por professoras e professores vinculados ao Departamento de Educação Infantil do Colégio Pedro II (DEI-CPII). A equipe ainda pode ser constituída por docentes de outros departamentos pedagógicos e corpo técnico do Colégio.

Recebemos trabalhos com submissões temáticas em períodos específicos, de acordo com o tempo especificado nas chamadas abertas. 

A Revista Práticas em Educação Infantil recebe trabalhos escritos por professoras/es da Educação Infantil (graduadas/os, mestrandas/os e mestres, doutorandas/o e doutoras/es) na busca por uma publicação que seja um espaço crítico a respeito do trabalho com bebês e crianças pequenas e naquilo que afeta à área. Graduandos podem publicar na Revista desde que submetam o texto em parceira com outro autor graduado, mestre ou doutor.

A Revista Práticas recebe textos em artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência. Podem ser aceitos outros gêneros literários de acordo com o edital de publicação.

Recebemos textos originais, não publicados em outros periódicos.

A Revista está incluída na área de Educação.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Ensaios

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação por Pares

DOS AVALIADORES:

A avaliação é realizada por professores e pesquisadores tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior. 

Entendemos que as/os avaliadores, preferencialmente, são profissionais com formação acadêmica e experiência no trabalho pedagógico na Educação Infantil, que atuam por meio de colaboração e parceria na sempre buscada ampliação da qualidade científica e ética da Revista Práticas em Educação Infantil.

 

AOS AVALIADORES:

Cabe necessariamente i) ler, ii) analisar e iii) redigir parecer a partir das Normas de Publicação da Revista.

Destacamos que serão atendidas as titulações dos avaliadores quando do envio dos trabalhos a serem analisados.A Equipe Editorial também participa das avaliações como uma terceira rodada. Avaliadores de outras áreas do conhecimento podem ser convidados excepcionalmente dependendo do caráter do edital de publicação.

Autoras/es e avaliadoras/es têm o anonimato preservado nos processos de seleção e avaliação dos trabalhos para publicação.

 

DA AVALIAÇÃO:

Todas as avaliações são realizadas às cegas, isto é, autoras/es e avaliadores não são identificados no processo de avaliação.

- Os trabalhos são encaminhados, via sistema, aos avaliadores sem as informações pessoais dos autores, informadas apenas na ficha de cadastro para submissão do trabalho;

- Em seguida, cada texto é avaliado por, no mínimo, dois avaliadores, caso exista divergência nas avaliações um terceiro avaliador será convocado a realizar uma nova avaliação. Para essa avaliação os avaliadores recebem, via portal (sistema), o trabalho (desidentificado) e uma ficha de avaliação padrão para auxiliar na leitura e redação do parecer final;

- Por fim, o avaliador submete o trabalho à sua avaliação final:

  • ACEITO;
  • REQUER REVISÕES;
  • SUBMETER A NOVA RODADA;
  • REJEITADO.


A SABER:

Os trabalhos devem atender a exigência de serem inéditos;

As submissões devem ser efetuadas, obrigatoriamente, no sistema eletrônico da Revista;

As/os autoras/es cedem seus direitos autorias para a Revista Práticas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Periodicidade

A Revista Práticas terá, preferencialmente, duas publicações anuais uma no primeiro e outra no segundo semestre. 

 

Indexação

Estamos indexados nas seguintes plataformas:

ESPIRAL - Portal de Publicações do CPII:

https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/index/index 



##journal.issn##: 2447-620X