A Meditação Laica Educacional como ferramenta de apoio à criatividade nos cursos de empreendedorismo e inovação

Ana Paula Batista do Carmo

Resumo


Nos últimos anos, os educadores têm encontrado desafios com os jovens denominados hiperativos e ao seu fácil acesso e contato com a tecnologia, concorrentes das explicações pedagógicas, o que causa dificuldades em manter o interesse desses jovens na sala de aula. A evasão dos cursos técnicos tem sido a grande discussão de seminários, congressos e reuniões. A Etec Dra. Ruth Cardoso – São Vicente/SP tem pesquisado a respeito e procurado alternativas para reduzir a evasão e estimular a permanência dos alunos no ambiente escolar. Há três anos, através da prof. Ana Paula Batista do Carmo, foram implantadas oficinas de meditação e relaxamento em eventos da unidade escolar. Contudo, era algo aplicado em momentos específicos; sabia-se que era necessário algo mais para envolver os alunos diariamente. No ano de 2014 a professora participou da capacitação - Meditação Laica Educacional® - com a professora, psicóloga e Mestre em Ciências da Educação, Claudiah Rato, trazendo novidades e possibilidades de aplicar a meditação durante as aulas sem o contexto agregado à religião ou filosofias. A proposta foi aceita pelo corpo diretivo e implantada nas aulas de Empreendedorismo e Inovação, em duas turmas concomitantemente. A técnica foi aplicada durante uma vez por semana, no final da aula, por 10 minutos. O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência da aplicação da Meditação Laica Educacional® como ferramenta de apoio a criatividade nas aulas de Empreendedorismo e Inovação da unidade de ensino Etec Dra. Ruth Cardoso, localizada na cidade de São Vicente-SP.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


ISSN 2447-6870

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.