AVALIAÇÕES CONTEXTUALIZADAS DO CAMPUS DUQUE DE CAXIAS

Leonardo de Almeida Prata

Resumo


Com o intuito de aproximar os referenciais teóricos da Física ao cotidiano dos estudantes, no ano de 2015, no campus Duque de Caxias, foram aplicadas algumas certificações temáticas. Uma das avaliações foi construída a partir do longa-metragem Vingadores 2: Era de Ultron exibido nos cinemas em 2015 anteriormente à mesma. Como se trata de um sucesso de bilheteria e ícone da cultura pop, a ampla maioria dos nossos estudantes identificaram as referências ao filme e apreciaram a leitura das avaliações. A linguagem do cotidiano se fez presente de forma dinâmica e criativa, tornando a apreensão de se fazer uma prova de Física menos angustiante. Porém, com os textos das questões contextualizando as cenas do filme com o conteúdo abordado, a interpretação dos enunciados e a identificação dos problemas exigiu uma maior cognição dos alunos.

Palavras-chave


Avaliações; Contextualização; Cinema; Ensino de Física.

Texto completo:

PDF

Referências


[1] AUSUBEL, David P. Educational psychology: A cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

[2] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto, 1998.

[3] BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

[4]BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

[5] CHEVALLARD, Yves. La Transposition Didactique: Du Savoir Savant au Savoir Ensigné. Grenobl: La pensée Sauvage, 1991.

[6] FONSECA, Eliane G. Silva; NAGEM, Ronaldo. Luiz. A utilização de modelos, analogias e metáforas na construção de conhecimentos significativos à luz da teoria de Vygotsky. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. ISSN, p. 2178-6135, 2010.

RICARDO, Elio Carlos. Problematização e contextualização no ensino de física. Ensino de Física (Coleção Ideias em Ação). São Paulo: Cengage Learning, p. 29-51, 2010.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2594-5599 

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.